terça-feira, março 06, 2012

Dicas que dão XP - 5 Dicas para tornar sua Campanha Emocionante

      Tomando base alguns de experiencia, extrai as melhores coisas das mesas que joguei. Logo montei 5 pontos básicos para tornar sua mesa mais excitante.

  1.        O primeiro passo e a organização. Diferente do que muitos pensam o RPG não pode ser jogado em qualquer lugar. Procure algum lugar que ofereça no minimo uma mesa e cadeiras para os participantes, um local comodo, calmo e que possa oferecer ao menos água (para vender ou não);
  2.        Evitar conversas paralelas no meio da partida. Quando o mestre iniciar a sessão e bom pensar que o jogo começou e não sou "Eu jogador" e sim o "Eu personagem", e isso é muito importante. Deixe pra falar de outras coisas que não se liguem à sessão em outro momento, na pausa (como será dito a seguir), antes ou depois do encerramento;
  3.        A pausa. Quando sua sessão for longa, faça uma parada, também pode servir para os jogadores se reorganizarem. Uns 10 ou 20 minutos antes de algo muito importante pode decidir a sessão, fora que serve para os jogadores descansarem, tomarem uma água, comer alguma coisa. Além do que pode servir para o grupo pensar e fazer as melhores maneiras/táticas para solucionar os problemas ou dilemas da campanha;
  4.       Faça recapitulações. Após a pausa ou quando se reinicia uma sessão dias depois, é sempre bom recapitular o que estava ou aconteceu;
  5.       E por fim faça o suspense. Muitas vezes o Enigma que levará a porta do quarto do grande vilão da campanha, que era um conhecido antigo da equipe, ou quando acontecer grandes momentos de emoção...termine a sessão, diga: "Vamos deixar pra próxima!". E junto venha com questões, assim como quando terminavam os episódios de Dragon Ball. O enigma que os salvara será decifrado? O herói vai acertar o golpe que definirá a trajetória da missão? Isto dará uma emoção e fará os jogadores pensarem na sessão o resto da semana.
Estas são simples informações que podem ajudar e muito na composição de sua mesa, espero que isto tenha sido útil. Ao decorrer do tempo posto mais e mais dicas....Até a próxima!

Dicas que dão XP - Guia Prático pra Mestres Iniciantes!



Prontos para o combate e recebimento de XP?
Esta postagem vem em referência a novos mestres de RPG. Eu, como estou no ramo há algum tempo, talvez possa ajudar antigos jogadores a se tornarem novos grandes mestres. Adiante darei dez dicas para o mestre iniciante se tornar um veterano meticuloso. Aproveitem.

1°- Escolha Um Bom Cenário: Um novo mestre precisa de muitas coisas, que juntas, o transformam em mais um nas estatísticas ou em alguém que realmente se destaca neste mundo. É bom um mestre iniciante escolher um bom cenário, que seja divertido, simples e de fácil entendimento. Não escolha nada incrivelmente complicado, comece aos poucos, vá com calma, sempre comece com um cenário simples e atual.

2°- Adquira Experiência Como Jogador: Você está entrando agora neste mundo dos mestres. É sempre bom você tomar a decisão de narrar somente depois que você estiver bastante seguro como jogador, pois com isso, você já terá uma noção sobre cenários e sistemas de regras e fica bem mais fácil tomar a decisão "do quê mestrar". Leia bastante sobre o tema que pretende tomar como ambientação básica e sempre reforce o seu conhecimento, conheça outros sistemas e sempre tente se aprimorar.

3°- Inove: Depois de seguro e confiante com o sistema, inove, revolucione, aplique os seus conhecimentos, mostre à sua mesa novas receitas de divertimento. Os jogadores aceitam algumas novidades e isso torna o jogo mais emocionante e divertido. Não tenha medo de arriscar, demonstre isso à mesa e deixe isso bem claro, faça-os entender, você está evoluindo, ainda não é um Gary Gigax da vida.

4°- Interaja: Seja claro e objetivo nas ações da mesa. Embora um bom segredo ou mistério possa adicionar mais emoção à trama, o mestre não deve ser recluso. Explicar de forma clara como as coisas funcionam melhora a interatividade. Acompanhe seus jogadores e procure manter uma boa relação com eles, desde o iniciante até o mais experiente, tanto dentro quanto fora da mesa. Assim, eles adquirem confiança em você e a aceitação de vê-lo como "chefe" do jogo se torna mais agradável.

5°- Diversifique: Não fique só na masmorra ou nos bons e velhos orcs. O mundo não e só isso. Explore o livro dos monstros. De vez em quando jogue uma aventura semi-pronta - os livros existem justamente para isso. É bom modificá-las e trazê-las para o gosto particular de sua mesa. Seja versátil e procure não usar sempre os mesmos monstros; eles podem aparecer em outros momentos do jogo, mas podem tornar-se enfadonhos se usados com muita frequência.

6º- Seja amigo de seus jogadores: Não coloque missões impossíveis de serem enfrentadas e não bote a desculpa sobre o ND. "Mas os 300 orcs que vocês enfrentaram eram cada um de ND 1/2, e vocês são nível 2". Crie desafios difíceis e complicados, mas não impossíveis. Coloque charadas, enigmas, terrenos diferentes, locais de difícil acesso, etc. Coisas assim dificultam e desafiam mais do que centenas de criaturas.

7º- Promova Encontros Importantes: Mostre isso aos jogadores, faça com que eles conheçam pessoas ou NPCs (ou freetrade characters/personagens de criação livre) famosos ou importantes na trama. Dê-lhes inimigos, antigos vilões que eles não conseguiram derrotar agora são seus piores pesadelos. Quem sabe eles possam usar de sua influência ou de seus amigos no seu mundo, esses amigos podem ajudá-los a enfrentar os vilões, ou quem sabe, dar-lhes a fórmula para derrotá-los.

8º- A Imaginação é o Limite: Esse 8º passo é o mais importante e vale tanto que assimilou o 9º e o 10º :-D. Tornar-se um bom mestre é difícil, mas alcançável. Seja livre e bote a sua imaginação para fluir sem nada no caminho, viaje na maionese o máximo. Não há receita oficial para isso.  Somente a imaginação e vontade de crescer lhe trarão todo o necessário para a sua carreira como Grand Master!

Dicas que dão XP - Mestres chatos tornam Mesas entediantes!

Como vão caros leitores? Bem...venho até vós de forma simplória para mostrar para os mestres de RPG é para jogadores, como se caracteriza um Mestre CHATO, aquele que merecia levar uma facada todo dia por fazer o que faz!!!


    Começamos assim...Muitos tem vontade de narrar, outros mestram por mestrar e certas pessoas mestram sem saber nada de conduzir um jogo. Tem aqueles que ate sabem, mas englobar o verdadeiro sentido de ser o mestre, nada. 
    Estou aqui para destrinchar a seguinte conclusão: Um mestre pode tornar seu jogo chato! Logo venho colocando minhas visões e meu ponto de vista, e sim! Claro! O mestre tem total controle sobre o jogo, todas as escolhas dele para a mesa podem influenciar é muito no futuro da mesma.
   Chego aos conselhos primordiais: Nunca seja repetitivo (Só coloca os caras para jogar em masmorras); jamais encha o saco dos jogadores com coisas que ele não gostam (ficar colocando um NPC  insuportável direto na frente deles); Não seja arrogante com os jogadores (humildade é importante, mas não seja otário); coloque coisas diferentes na mesa (Sons [seja um modulador de voz ou mensagens pré-programadas], Miniaturas, mapas, pergaminhos...essas coisas dão um ar de "óóóó") e por fim mais não menos importante tenha sua próprias similaridades, coisas próprias que chamem a atenção para você como mestre e automaticamente  vontade para que os Jogadores voltem na próxima sessão!
    Um bom Mestre é a junção do cara que tem uma boa convivência com seus jogadores, sem atritos fora da mesa, e aquele que não deixa as coisas OFF game influenciar na sua sessão, aquele que faz boas missões mas sempre com bons atrativos, é também aquele que sempre mostra que os jogadores são importantes. Mesa de RPG sem Jogadores é igual escola, não funciona sem alunos. (mas na mesa são os jogadores :-D (y)).
    Bem, essa foi uma dica curta.. mas mestres escrotos, fiquem antenados e mudem logo antes que percam seus jogadores, enquanto vocês tornam o jogo um lixo, muitos outros se esforçam mas não tem jogadores.

Pesquisar este blog