terça-feira, março 06, 2012

Dicas que dão XP - Guia Prático pra Mestres Iniciantes!



Prontos para o combate e recebimento de XP?
Esta postagem vem em referência a novos mestres de RPG. Eu, como estou no ramo há algum tempo, talvez possa ajudar antigos jogadores a se tornarem novos grandes mestres. Adiante darei dez dicas para o mestre iniciante se tornar um veterano meticuloso. Aproveitem.

1°- Escolha Um Bom Cenário: Um novo mestre precisa de muitas coisas, que juntas, o transformam em mais um nas estatísticas ou em alguém que realmente se destaca neste mundo. É bom um mestre iniciante escolher um bom cenário, que seja divertido, simples e de fácil entendimento. Não escolha nada incrivelmente complicado, comece aos poucos, vá com calma, sempre comece com um cenário simples e atual.

2°- Adquira Experiência Como Jogador: Você está entrando agora neste mundo dos mestres. É sempre bom você tomar a decisão de narrar somente depois que você estiver bastante seguro como jogador, pois com isso, você já terá uma noção sobre cenários e sistemas de regras e fica bem mais fácil tomar a decisão "do quê mestrar". Leia bastante sobre o tema que pretende tomar como ambientação básica e sempre reforce o seu conhecimento, conheça outros sistemas e sempre tente se aprimorar.

3°- Inove: Depois de seguro e confiante com o sistema, inove, revolucione, aplique os seus conhecimentos, mostre à sua mesa novas receitas de divertimento. Os jogadores aceitam algumas novidades e isso torna o jogo mais emocionante e divertido. Não tenha medo de arriscar, demonstre isso à mesa e deixe isso bem claro, faça-os entender, você está evoluindo, ainda não é um Gary Gigax da vida.

4°- Interaja: Seja claro e objetivo nas ações da mesa. Embora um bom segredo ou mistério possa adicionar mais emoção à trama, o mestre não deve ser recluso. Explicar de forma clara como as coisas funcionam melhora a interatividade. Acompanhe seus jogadores e procure manter uma boa relação com eles, desde o iniciante até o mais experiente, tanto dentro quanto fora da mesa. Assim, eles adquirem confiança em você e a aceitação de vê-lo como "chefe" do jogo se torna mais agradável.

5°- Diversifique: Não fique só na masmorra ou nos bons e velhos orcs. O mundo não e só isso. Explore o livro dos monstros. De vez em quando jogue uma aventura semi-pronta - os livros existem justamente para isso. É bom modificá-las e trazê-las para o gosto particular de sua mesa. Seja versátil e procure não usar sempre os mesmos monstros; eles podem aparecer em outros momentos do jogo, mas podem tornar-se enfadonhos se usados com muita frequência.

6º- Seja amigo de seus jogadores: Não coloque missões impossíveis de serem enfrentadas e não bote a desculpa sobre o ND. "Mas os 300 orcs que vocês enfrentaram eram cada um de ND 1/2, e vocês são nível 2". Crie desafios difíceis e complicados, mas não impossíveis. Coloque charadas, enigmas, terrenos diferentes, locais de difícil acesso, etc. Coisas assim dificultam e desafiam mais do que centenas de criaturas.

7º- Promova Encontros Importantes: Mostre isso aos jogadores, faça com que eles conheçam pessoas ou NPCs (ou freetrade characters/personagens de criação livre) famosos ou importantes na trama. Dê-lhes inimigos, antigos vilões que eles não conseguiram derrotar agora são seus piores pesadelos. Quem sabe eles possam usar de sua influência ou de seus amigos no seu mundo, esses amigos podem ajudá-los a enfrentar os vilões, ou quem sabe, dar-lhes a fórmula para derrotá-los.

8º- A Imaginação é o Limite: Esse 8º passo é o mais importante e vale tanto que assimilou o 9º e o 10º :-D. Tornar-se um bom mestre é difícil, mas alcançável. Seja livre e bote a sua imaginação para fluir sem nada no caminho, viaje na maionese o máximo. Não há receita oficial para isso.  Somente a imaginação e vontade de crescer lhe trarão todo o necessário para a sua carreira como Grand Master!

Um comentário:

Pesquisar este blog